Cardiologista inventa sorvete indicado para atividades físicas

Imagine comer um sorvete que, além de ajudar a prolongar sua vida, ainda auxilia na prática de atividades físicas. É isso que promete um sorvete antioxidante criado pelo cardiologista e professor Valerio Sanguigni, da Universidade de Roma Tor Vegata. O italiano patenteou uma receita que contém cacau em pó, avelã e extrato de chá verde, substâncias conhecidas por suas propriedades antioxidantes, que auxiliam no sistema cardiovascular e na prevenção de certas doenças.
De acordo com Sanguigni, teste feitos em voluntários mostraram uma melhoria significativa no desempenho daqueles que comeram o sorvete. Os participantes tiveram amostras de sangue recolhidas antes de provar a sobremesa e foram pedidos para pedalar o mais rápido possível em uma bicicleta de exercícios. Aguns receberam um sorvete comum de chocolate, usado como placebo. Ao final, os que consumiram o novo sorvete apresentaram melhorias na função vascular, enquanto os que comeram o sorvete tradicional não demonstraram nenhuma mudança.
“Até onde sabemos, esse é o primeiro estudo a demonstrar que um o sorvete natural, rico em polifenol, melhorou agudamente a função vascular e o desempenho físico em indivíduos saudáveis através da redução de estresse oxidativo”, afirmou Sanguigni no estudo publicado na revista acadêmica Nutrition.
O professor explica que usar temperaturas baixas e controladas é a melhor forma de conservar as propriedades antioxidantes dos alimentos, e que por isso escolheu criar um sorvete. Além disso, ainda acrescenta um questionamento: quem disse que comida saudável precisa ter gosto ruim?
Fonte: Administradores.com