Agagel leva jovens da Fundação O Pão dos Pobres para visita técnica a Sorvetes Dani

Alunos do curso de Gastronomia conheceram as instalações e o processo produtivo da indústria

A ação desenvolvida em setembro pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) na Fundação O Pão dos Pobres em comemoração ao Dia do Sorvete teve mais uma etapa nesta segunda-feira (16), quando 44 alunos do curso de Gastronomia da instituição visitaram a fábrica da Sorvetes Dani, em Alvorada. Recepcionados pelo sócio-proprietário Márcio de Oliveira, os jovens conheceram as instalações e o processo de produção da empresa, desde o preparo da massa e pasteurização da calda, até os sistemas de armazenamento e manutenção do produto finalizado.

Alunos do curso de Gastronomia conheceram as instalações e o processo produtivo da indústria

Além das etapas da fabricação dos gelados, Oliveira também apresentou o método de tratamento de afluentes, destacando a relevância da preservação ambiental nas práticas industriais. A atividade culminou com a degustação de sorvete e picolés. Para o empresário, a parceria com a Agagel na ação foi positiva, pois proporcionou a aproximação e saciou a curiosidade dos adolescentes sobre o processo de produção. Ele, que também doou os 100 litros de sorvete distribuídos na Fundação no dia 22 de setembro, estava satisfeito por oferecer essa oportunidade àqueles que não consomem o produto com tanta frequência. “A gente viu no semblante deles a alegria pela experiência”, descreveu.

Relembre a ação

Celebrado em 23 de setembro, o Dia do Sorvete foi comemorado pela Agagel com um dia de antecedência através de uma ação realizada na Fundação o Pão dos Pobres. Na ocasião, 540 crianças e adolescentes entre 6 e 24 anos considerados de pobreza absoluta e de alto risco social puderam festejar com palestras informativas, atividades interativas, brinquedos infláveis e degustação de sorvete. As embalagens utilizadas naquele dia foram recolhidas pela secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre e servirão de matéria-prima para a confecção de jogos e objetos com materiais recicláveis.

Compartilhe