Cerca de 300 pessoas prestigiam 19ª Jornada do Sorvete

João Critofolini trouxe dicas para transformar problemas em oportunidades.

Com dois dias de programação, a 19ª Jornada do Sorvete terminou nesta sexta-feira (6) com uma participação de cerca de 300 pessoas. O evento que iniciou ontem reuniu sorveteiros de várias regiões do Estado, os quais acompanharam cinco palestras técnicas e fizeram contatos e negócios com fornecedores no espaço de exposições. Com realização anual, o resultado é comemorado pelo presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), Vanderlei Bonfante. “Tivemos bons retornos dos associados em relação ao evento. Isso, somado às demais iniciativas da entidade, ajudam a desenvolver o setor”, afirmou. Ele destacou as tratativas de implantação de um selo de qualidade e a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor.

Para quem participou da Jornada, seja sorveteiro ou fornecedor, os objetivos foram alcançados. “A cada ano agregamos novos conhecimentos. Nós ainda somos pequenos, estamos engatinhando, e aqui aproveitamos para ter informações e acesso a matérias-primas com preços melhores”, comentou Paulo Sergio Corrêa, da Skigel, de Farroupilha. A assistente de marketing da Duas Rodas, Cristiane Gaboardi Testoni, falou da importância da Jornada para fortalecer o vínculo com os clientes. “Acreditamos que o Sul tem um potencial muito grande de crescimento e por isso sempre marcamos presença”. Entre as novidades bem recebidas pelo público, destaque para a baunilha negra e o sorvete sabor torrone.

Uma referência no setor, Aldo Baccarin explanou sobre o potencial do açaí e outras frutas

Já na parte técnica, empreendedorismo e sorvetes especiais encerraram o ciclo de palestras. O fundador da startup Pegaki, João Critofolini, trouxe dicas para transformar problemas em oportunidades. Segundo ele, existem diferentes formas de superar os obstáculos e o profissional de sucesso é aquele que entende que empreender está ligado ao comportamento. Cristofolini afirmou que os consumidores e o mercado mudam muito rápido e que empresa e produto não podem parar no tempo. Na sua concepção, as pessoas realizadas são aquelas que não têm medo de fracassar. “É na crise que a gente tem problemas e onde estão as oportunidades”, considerou. Defendendo a necessidade de se mudar hábitos e mentalidade, ele ainda comentou que o aprendizado é um processo constante e que, independentemente de porte, é fundamental que as organizações estruturem uma equipe eficiente e equilibrada. “Ninguém faz nada sozinho”, declarou, aconselhando também: “Seja diferente. Não queira fazer o que todo mundo está fazendo. Somente assim você vai conseguir criar valor e gerar experiência”.

O engenheiro químico e mestre em Tecnologia de Alimentos, Aldo Baccarin, abordou “Sorvete no palito – açaí e outras superfrutas”. Em sua explanação, ele descreveu dados gerais sobre a planta, valor nutricional, potencial no mercado e os motivos para combiná-lo com outros sabores. De acordo com Baccarin, apesar de não haver comprovação científica, o açaí é rico em nutrientes e antioxidantes, sendo associado a fortes benefícios para a saúde e tendo a preferência principalmente de jovens e esportistas. Ao afirmar que a perspectiva de expansão para a fruta no mercado é de 200% nos próximos dez anos, ele alertou: “Pode ser que os gaúchos não gostem do açaí, mas precisamos saber que esse negócio vai crescer”. Defendendo o uso de superfrutas, ele citou o blueberry, mirtilo e romã, além da acerola, groselha, cupuaçu, kiwi e graviola. Quanto ao sorvete no palito, Baccarinn antecipou algumas tendências como produtos voltados para a terceira idade e a os inovadores sabores salgados. Ele ainda destacou que as pessoas não compram apenas produtos, mas também imagem, personalidade, sinceridade e confiança. “Considerem a incerteza como uma oportunidade para vocês ganharem dinheiro. Na vida é assim: os mais espertos chegam primeiro”, concluiu.

Fornecedores fecharam vendas e prospectaram negócios

Fornecedores fecharam vendas e prospectaram negócios

João Critofolini trouxe dicas para transformar problemas em oportunidades