Presidente da Agagel prestigia evento internacional de gelados comestíveis na Itália

Rimini, na Itália, sediou entre os dias 19 e 23 de janeiro o SIGEP (Salão Internacional da Sorveteria, Pastelaria e Panificação Artesanais), considerado um dos mais importantes eventos mundiais do setor de gelados comestíveis. Com uma programação que incluía sessões temáticas, concursos, demonstrações, seminários de atualização e exposições, a atividade foi prestigiada pelo presidente da Agagel, Vanderlei Paulo Bonfante, o qual pode conferir de perto todas as novidades desta edição, que contemplou desde matérias-primas e ingredientes compostos até sistemas e equipamentos.

Para Bonfante, o maior propósito ao participar do evento foi buscar conhecimento, compreender os diferenciais dos sorvetes internacionais, e avaliar novas alternativas de maquinários. Segundo ele, o maior destaque foram as embalagens biodegradáveis, principal foco do mercado europeu atualmente. A diversidade de casquinhas e taças também chamou a atenção do presidente.  Bonfante acredita que, apesar da qualidade, o sorvete italiano é feito para durar de dois a três dias, sendo um produto completamente diferente do brasileiro. Por isso, o grande desafio é adaptar as receitas de lá para a realidade de nosso país, onde os sorvetes chegam ao mercado precisando durar, no mínimo, 30 dias.

O dirigente ainda aproveitou a feira para prospectar novos fornecedores, alguns dos quais poderão estar expondo também na Jornada do Sorvete 2019. Ele também já antecipa que, devido ao legado do evento e do potencial de aprendizado para todo o setor, a Agagel planeja organizar uma comitiva para que os associados da entidade também possam prestigiar a edição do SIGEP em 2020.

Compartilhe